• Somos 60

Confira atividades físicas para quem tem mais de 60 anos


Ter 60 anos ou mais não é desculpa para ficar sentado o dia todo e ser sedentário, muito pelo contrário! É importante sempre se manter ativo e praticar atividades físicas. E se você está achando que atividade física é só musculação, você está errada. Existem diversos tipos de atividades voltadas para quem tem 60 anos ou mais e que ajudam a trazer mais saúde e disposição para o corpo.


As atividades físicas são essenciais para manter a mente ativa e o corpo saudável, afinal, queremos chegar na nessa idade com a saúde em dia, né? Além disso, as atividades também ajudam na prevenção de doenças. O diabetes, a hipertensão arterial, o peso e os níveis de colesterol são mais facilmente controláveis em pessoas ativas. Sem contar que estar em movimento é importante para a fixação de cálcio nos ossos, o que previne a osteoporose.


Tá vendo como se manter ativo só traz benefícios? Por isso, a Somos 60 resolveu separar algumas atividades físicas para pessoas com 60 anos ou mais. Confira abaixo nossa lista:


Hidroginástica


A hidroginástica é uma ótima opção de atividade para idosos, pois ela é de baixa intensidade e não irá prejudicar as articulações, como os joelhos. É um exercício dentro da água e que permite criar um maior condicionamento físico, sem contar que as aulas são bem animadas e proporcionam um bem-estar maior às pessoas com mais de 60 anos.


Esta é a opção ideal para o verão, afinal, a hidroginástica é praticada na água e ajuda a amenizar as altas temperaturas da temporada. A gente se refresca, fica feliz e ativo, e ainda cuida da nossa saúde. Que sonho!


Pilates


O pilates é outra atividade de baixa intensidade, recomendada principalmente para pessoas com 60 anos ou mais, mas isso não quer dizer que pessoas de outras idades não possam fazer. Esse é um exercício de consciência corporal e ajuda muito nas articulações do corpo. Tem gente que olha e pensa “Nossa, ficar mexendo em uma bola é um exercício?”, mas é sim. É um dos melhores e que mais trazem resultado para o corpo, melhorando a postura e contribuindo para a saúde ativa.


Caminhadas


Não são todas as pessoas com 60 anos ou mais que conseguem fazer corridas e tiros, por isso a caminhada pode ser uma opção também. Andar faz muito bem à saúde e ao condicionamento físico, além de ajudar no combate ao sedentarismo e à obesidade da terceira idade.


Os benefícios da caminhada são diversos, mas precisamos manter um ritmo moderado e constante para fazer efeito. Dentre outros benefícios, estão o aumento de capacidade respiratória e do gasto energético, reduzindo níveis de pressão e diminuindo o risco de doenças do coração. Ah, e vale lembrar que a caminhada é uma atividade com ótimo custo-benefício, afinal, é de graça e pode ser feita à qualquer hora do dia.


Dança para idosos


Como é bom dançar, né? A dança é uma das atividades físicas mais recomendadas para os idosos, pois elas são de baixo impacto (dependendo do ritmo), trazem uma sensação de prazer e bem-estar, além de melhorar a autoestima e contribuir com o equilíbrio emocional. Tudo isso ajuda a estimular a produção de serotonina no cérebro, o que traz uma grande sensação de prazer e proporciona melhora do sono e do humor.


Existem diversos estilos de dança que pessoas com mais de 60 anos podem praticar, como a zumba, o fit dance, o forró, o sertanejo, a dança do ventre, o stiletto, o sapateado, entre vários outros.


Tá preparada para começar a se manter mais ativa? Comece já a praticar essas atividades físicas para pessoas com 60 anos! Não deixe acompanhar a Somos 60 e ficar por dentro das novidades e dicas!


#idosos #somos60 #terceiraidade #dançaparaidosos #atividadesparaidosos #atividadespara60mais #atividadesfisicas #exerciciospara60mais #hidroginastica #caminhadas #dança #pilates

212 visualizações

Seu lugar é aqui.

© 2018 por SOMOS60.

Receba novidades por email

Redes Sociais

  • facebook somos60
  • instagram somos60